20/02/2026

Clube América conquista vitória no TJD/RN e escapa do rebaixamento no Campeonato Estadual

 Rio Grande do Norte

Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do RN em sessão nesta quinta-feira 19 - Foto: TJD-RN / REPRODUÇÃO

O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) retirou, nesta quinta-feira 19, a punição de perda de pontos aplicada ao América e ao Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar 2026. A decisão foi tomada por 7 votos a 1, acatando recurso dos clubes e revertendo decisão do início do mês da 1ª Comissão Disciplinar.

Os dois clubes foram denunciados pela Procuradoria pela escalação irregular de jogadores — atletas de mais de 20 anos foram relacionados sem contrato profissional. Com a decisão do TJD, América e Potyguar deixam de ser enquadrados no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) — que prevê perda de pontos por escalação de atleta em situação irregular — e passam a responder pelo artigo 191, que trata de descumprimento de regulamento, mantendo apenas multas.

A tese foi acompanhada pela maioria dos auditores, que desclassificaram a infração e mantiveram apenas as multas de R$ 15 mil para o América e R$ 2 mil para o Potyguar.

Com a decisão do TJD-RN, a classificação da primeira fase do campeonato deverá ser republicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). A entidade também poderá determinar o reinício da competição, com o início das próximas fase. A Federação disse que vai se manifestar após ser comunicada oficialmente da decisão do TJD.

Fonte: AgoraRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário