15/06/2026

Juiz mantem sentença cassa prefeito, vice-prefeito de Monte das Gameleiras e determina novas eleições

O Ministério Público Eleitoral obteve sentença da 15ª ZE (São José do Campestre) que julgou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) em desfavor do prefeito e do vice-prefeito de Monte das Gameleiras, respectivamente, Jeferson Rodrigues Félix (PP) e José Jerônimo Pinheiro de Assis (PSDB).

A defesa do prefeito entrou com os chamados embargos de declaração, a sentença assinada pelo juiz eleitoral Francisco Pereira Rocha Júnior saiu hoje (15) cassando novamente o prefeito, e determinando novas eleições em Monte das Gameleiras, Como sanção, o prefeito e o vice-prefeito tiveram o diploma cassado e o juiz determinou a realização de novas eleições no município de Monte das Gameleiras, nos termos do artigo 224, §3º, do Código Eleitoral.

A sentença desconstituiu os mandatos eletivos ao reconhecer a prática de abuso do poder econômico com reflexos políticos e corrupção eleitoral.



Agora é Lei projeto do vereador Dedé de Rubens que Dispõe sobre o reconhecimento da vaquejada e Cavalgada como Manifestação Cultural

 

O projeto de lei 003/2026, de autoria do vereador Dedé de Rubens (PSB), foi sancionado pela prefeita municipal de Serra de São Bento e se tornou a lei 268/2026. Dispõe sobre o reconhecimento da vaquejada e Cavalgada como Manifestação da Cultura popular e Patrimônio Cultural Imaterial do município de Serra de São Bento, e dá outras providências.


SUS incorpora medicamento para tratamento de leucemia mielóide aguda

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o medicamento venetoclax em combinação com azacitidina, usados para o tratamento de pacientes adultos com leucemia mielóide aguda recém-diagnosticada e inelegível à quimioterapia intensiva, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde. A
Portaria SCTIE/MS nº 30 , que oficializa a decisão, foi publicada nesta segunda-feira (15/6) no Diário Oficial da União.

A incorporação visa atender pacientes que não estão elegíveis ao tratamento convencional por motivos como idade avançada ou alguma fragilidade, entre outras condições de saúde. Segundo a norma, as áreas técnicas terão o prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS.

A leucemia mieloide aguda, ou leucemia não linfocítica aguda, também conhecida como MLA, é um câncer caracterizado por mutações genéticas que afeta células-tronco da medula óssea e gera um excesso de glóbulos brancos imaturos. Essas células passam a se multiplicar descontroladamente e dificultar o desenvolvimento das saudáveis.

Na maioria das vezes, os primeiros sintomas da leucemia mieloide aguda são anemia, fadiga, infecções recorrentes, perda de peso e de apetite, febre, dor de cabeça, falta de ar, hematomas e sangramentos. Trata-se de uma doença que se desenvolve rapidamente. O tratamento depende da gravidade do caso e da resposta do indivíduo e engloba, por exemplo, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

Fonte: Jornal Omossoroense

TRIBUNA DO NORTE: Presidente Lula tem 49% e Flávio Bolsonaro 43% em cenário de 2º turno, aponta pesquisa Nexus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente dos adversários testados em cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Nexus divulgada nesta segunda-feira (15).

No confronto contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula registra 49% das intenções de voto, enquanto o parlamentar alcança 43%. Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em maio, o presidente ampliou sua vantagem. Na ocasião, Lula tinha 47% e Flávio Bolsonaro mantinha os mesmos 43%, cenário que configurava empate técnico dentro da margem de erro.

De acordo com a pesquisa mais recente, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 1% disseram não saber em quem votariam.

O levantamento também simulou disputas entre Lula e outros nomes cotados para a corrida presidencial. Contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente aparece com 49% das intenções de voto, enquanto o adversário registra 39%.

Em um eventual segundo turno contra o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula alcança 48%, ante 39% do político goiano.

Já na simulação contra o empresário Renan Santos, do Movimento Brasil Livre (MBL), o atual presidente registra 49% das intenções de voto, enquanto o adversário soma 36%.

A pesquisa ouviu 2.017 pessoas por telefone entre os dias 12 e 14 de junho, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06645/2026.

Rafael Motta segue com articulação política e recebe reforços no Vale e na Costa Branca

O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta (PDT) ampliou sua base de apoios políticos neste sábado (13) ao receber importantes adesões em duas cidades estratégicas do Rio Grande do Norte.

Em Assú, Rafael recebeu o apoio do ex-prefeito Ivan Júnior, pré-candidato a deputado estadual pelo MDB, da Dra. Vanessa, que disputou a Prefeitura do município, e de lideranças do grupo de oposição, entre elas os vereadores Dr. Érico Alves e Pipa.

Já em Areia Branca, o projeto político de Rafael Motta ganhou o reforço de seis vereadores: Dácio Filho, Renan de Djalma, Valdinho do Pipa, Alderi Batista, Cliverson Ferreira e Clécio Rebouças. O grupo também conta com a participação do ex-vereador Waguinho Tavernar.

As novas adesões fortalecem a pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado e ampliam sua presença política em importantes regiões do estado, consolidando sua articulação para a disputa eleitoral de 2026.

Fonte: Blog Neto Queiroz

Concurso do TJCE do Ceará tem 24 vagas com salários iniciais de até R$ 8,8 mil

As inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), que oferece vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, estão na reta final. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de junho (segunda-feira).

Organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), Clique Aqui e veja o edital o certame contempla oportunidades para os cargos de Técnico Judiciário – Área Judiciária e para diversas especialidades de Analista Judiciário, incluindo Contabilidade, Serviço Social, Psicologia, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação.

O vencimento inicial é de R$ 5.381,36 para as opções voltadas àqueles com ensino médio completo e de R$ 8.829,24 para pessoas com ensino superior completo.

Ao todo, são oferecidas 12 vagas imediatas para cargos de nível superior, distribuídas entre as especialidades de Analista Judiciário, além de 12 vagas para Técnico Judiciário – Área Judiciária, considerando ampla concorrência e reservas legais. As oportunidades contam com vagas destinadas a candidatos negros e pessoas com deficiência, conforme o cargo previsto em edital. Também haverá formação de cadastro de reserva para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária e Oficial de Justiça.

Como participar

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato no site da Fundação Carlos Chagas, até as 23h59 do dia 22 de junho. Os valores de inscrição são de R$ 130 para os cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça e de R$ 100 para o cargo de Técnico Judiciário.

Para participar, o candidato deve ler o edital, preencher o formulário eletrônico de inscrição, enviar a fotografia exigida e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido.

Provas

As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 9 de agosto de 2026 e serão realizadas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

No período da manhã, serão aplicadas as avaliações para os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário – Área Judiciária. Já no período da tarde as provas serão destinadas aos cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça.

Fonte: Jornal de Fato 

STF mantém suspensão de concurso da PMRN e caso agora vai ao plenário do supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, suspendeu os efeitos de uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que autorizava a continuidade do concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Com a medida, permanece válida a determinação de primeira instância que paralisou o certame e impediu a realização das provas previstas para este domingo (14).

Ao analisar o pedido apresentado na Suspensão de Liminar (SL) 1920, Fachin reconheceu a legitimidade da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte para atuar na defesa de grupos socialmente vulneráveis. Além disso, o ministro entendeu que a Presidência do TJ-RN não poderia ter revogado a suspensão do concurso enquanto o processo já estava sob análise da desembargadora relatora.

Segundo a decisão, a continuidade do certame poderia gerar insegurança jurídica. Para Fachin, permitir o andamento do concurso com regras questionadas judicialmente poderia resultar em impactos ainda maiores caso o processo seletivo fosse anulado futuramente.

O ministro também destacou que algumas das normas contestadas envolvem questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência em corporações militares, tema que já foi objeto de decisões recentes do STF.

Questionamentos ao edital

A controvérsia começou após a Defensoria Pública questionar alterações promovidas no edital depois do encerramento das inscrições.

Entre os pontos contestados estão a retirada das cotas para candidatos indígenas e quilombolas, a redução da reserva de vagas para candidatos pretos e pardos de 30% para 20% e a exclusão da participação de pessoas com deficiência sem análise individual da compatibilidade com as atribuições do cargo.

Inicialmente, a Justiça estadual determinou a suspensão do concurso e a correção do edital. Posteriormente, porém, a Presidência do TJ-RN acolheu um pedido do governo estadual e autorizou a retomada do certame. Diante da decisão, a Defensoria Pública recorreu ao STF, que agora restabeleceu a suspensão.

Entenda:

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Ibanez Monteiro, deferiu pedido de suspensão de liminar e autorizou a continuidade do concurso público da Polícia Militar previsto pelo Edital nº 001/2026-PMRN.

A decisão libera a realização das provas objetivas marcadas para o dia 14 de junho de 2026. A liminar suspensa havia sido proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, em Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública estadual.

O juíz de origem determinou a paralisação das provas, a retificação do edital e a reabertura do prazo de inscrições. A decisão original previa o restabelecimento da reserva de 30% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além da retirada da cláusula que impedia a participação de pessoas com deficiência e a criação de reserva mínima de 10% para esse grupo.

A decisão de Fachin tem caráter liminar e ainda será submetida ao referendo do Plenário do STF. Enquanto isso, o governo do Rio Grande do Norte, o comando da Polícia Militar e a banca organizadora foram notificados para cumprir a determinação imediatamente.

Fonte 98FM

12/06/2026

É amanhã dia 13 de junho o Arráia do seu Gugu


O clima junino já toma conta de Serra de São Bento para mais uma edição do tradicional Arraiá do Seu Gugu, que acontece no próximo sábado, dia 13 de junho. Idealizado pelo vice-prefeito Eduardo “Gugu”, o evento promete reunir famílias e amigos em uma grande noite de forró, cultura e animação.

A programação contará com transmissão ao vivo da estreia do Brasil em telão, apresentações de quadrilhas juninas e shows musicais com Mersinho Sanfoneiro, Alencar e o Trio Galera da Pisada.

Com muita música, diversão e tradição nordestina, o arraiá promete movimentar a cidade e proporcionar uma noite especial para o público.

RN passa a exigir exame toxicológico para quem vai tirar a primeira CNH

D
o portal g1 - Quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Norte agora precisa fazer exame toxicológico. A exigência passou a valer para processos de habilitação das categorias A, B e AB abertos a partir de 1º de junho de 2026.

Segundo o órgão, o candidato pode fazer o exame toxicológico em qualquer etapa do processo de habilitação. No entanto, a emissão da CNH ficará condicionada à comprovação de resultado negativo.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a mudança ocorre por causa da Lei nº 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), a mudança ocorre por causa da Lei nº 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quem precisa fazer o exame

A nova exigência vale para candidatos que estão tirando a primeira habilitação nas categorias:

A (motocicletas);
B (automóveis);
AB (moto e carro).

De acordo com o Detran, os processos iniciados antes de 1º de junho de 2026 seguem as regras anteriores e não são afetados pela mudança.

Como funciona o exame

O exame toxicológico de larga janela de detecção é feito a partir da análise de cabelo, pelos ou unhas.

O objetivo é identificar o consumo de substâncias psic0oativas em um período mínimo de 90 dias antes da coleta.

De acordo com o Detran, o resultado tem validade de 90 dias a partir da data da coleta do material biológico.

Fonte: Novacruzoficial

MPRN aciona Justiça para que Estado nomeie aprovados e inicie novo curso da Polícia Civil

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 70ª Promotoria de Justiça de Natal, apresentou à Justiça um pedido de cumprimento provisório de sentença para que o Estado nomeie candidatos aprovados e convoque uma nova turma para o curso de formação da Polícia Civil. O requerimento foi protocolado junto à 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

O MPRN se baseia em uma sentença do dia 15 de maio pasado. A decisão judicial determinou que o governo estadual providencie, no prazo de 30 dias após a intimação, a nomeação dos aprovados na terceira turma do curso de formação do Edital número 01/2020-PCRN e dê início a uma nova turma com os candidatos remanescentes. Os secretários estaduais da Segurança Pública, da Administração e da Fazenda receberam as intimações nos dias 19 e 21 de março deste ano. O Estado registrou ciência da sentença no dia 23 de maio e ingressou com um recurso de apelação no dia 9 de junho.

Embora o prazo limite termine apenas no dia 9 de julho, o MPRN argumenta que a postura do Estado indica que a ordem não será cumprida de forma voluntária. Para fundamentar o pedido, o MPRN cita que a administração estadual abriu um processo interno que tramitou por diversos setores e resultou no recurso para suspender os efeitos da decisão.

O MPRN indica no pedido que não há movimentações administrativas ou orçamentárias voltadas para efetivar as nomeações e o planejamento das aulas. A preocupação com a demora existe porque o concurso público tem validade final marcada para o dia 11 de outubro de 2026. Como as aulas do curso de formação duram cerca de três meses, há o risco de que não exista tempo para a homologação do resultado e a posse dos novos servidores se os procedimentos não começarem imediatamente.

Cargos vagos

O pedido do MPRN visa garantir o preenchimento de cargos por 185 candidatos que já concluíram o curso e não foram investidos, sendo 18 delegados, 75 agentes e 92 escrivães. Adicionalmente, o MPRN pede o chamamento de aproximadamente 125 aprovados nas quatro etapas iniciais, composto por 97 delegados e 28 escrivães, para a realização da nova turma.

O MPRN solicitou à Justiça a aplicação de multa diária a partir do dia 10 de julho. Caso os atos oficiais não sejam publicados no prazo de 30 dias após a imposição da multa, o MPRN pede que a Justiça nomeie um gestor. Essa pessoa ficaria responsável por editar os atos de nomeação e organizar o andamento da quarta turma do curso de formação para os candidatos que ainda aguardam o chamado.

Fonte: Jornal de Fato

Copa do Mundo: Veja a agenda de jogos desta sexta-feira (12)

Nesta sexta-feira (12), o segundo dia de Copa do Mundo 2026 contará com mais dois jogos de abertura envolvendo os anfitriões que ainda não entraram em campo: Canadá e Estados Unidos.

Agenda de sexta-feira (12) na Copa do Mundo

16h: Canadá x Bósnia e Herzegovina – Grupo B – Toronto (Canadá) – ONDE ASSISTIR
22h: Estados Unidos x Paraguai – Grupo D – Los Angeles (EUA) – ONDE ASSISTIR

11/06/2026

Empresário Valtinho Monteiro e Padre Flávio anunciam atrações da 2ª Cavalgada de São Bento Abade


A Paroquia de São Bento Abade e o empresário Valtinho Monteiro anunciaram oficialmente, ontem (10), durante o programa no Papobom podcast as atrações da 2ª edição da tradicional Cavalgada de São Bento Abade, considerada um dos eventos mais aguardados do calendário festivo da cidade. A festa será realizada no dia 18 de julho e promete reunir milhares de pessoas em uma grande celebração da cultura nordestina, da música e das tradições populares.

Entre as atrações confirmadas estão nomes Hélio dos Teclados, Edy Vaqueiro e Daniel Ferraz.

O nosso objetivo é manter viva essa tradição tão importante para o povo serrabentense, promovendo momentos de alegria, cultura e valorização das nossas raízes”, destacou o empresário Valtinho Monteiro ao blog.

A expectativa é de que a edição 2026 seja uma das maiores já realizadas no município, consolidando o evento como um dos mais importantes da região.

Comissão do Senado Federal aprova novo piso salarial para médicos e dentistas

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, na noite dessa quarta-feira (10), um projeto de lei (PL) que eleva o piso salarial nacional de médicos e cirurgiões-dentistas de R$ 3.636 para
R$ 13.662, por 20 horas de trabalho semanal.

De autoria da senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB), o PL nº 1.365/202 também reajusta de 20% para 50% o adicional por trabalho noturno e as horas extras; assegura um intervalo de dez minutos de descanso a cada 90 minutos trabalhados e determina que a chefia de serviços médicos e odontológicos só seja ocupada por profissionais das respectivas áreas.

Se nenhum senador apresentar recurso para que a proposta seja votada pelo plenário do Senado, ela seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Se aprovadas, as novas regras valerão para os profissionais dos setores público e privado.

No caso do setor privado, o novo piso será reajustado anualmente, com base na inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já os municípios, estados e o Distrito Federal poderão aplicar outros indicadores, conforme a legislação local.

Segundo cálculos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, só na rede pública federal, a medida acarretará, em 2027, um impacto de cerca de R$ 7,7 bilhões para os cofres públicos.

Relator da proposta, o senador Fernando Dueire (PSD-PE) classificou a medida como uma "reparação histórica". Em seu parecer, ele argumenta que a valorização financeira dos médicos é condição necessária para o êxito de políticas de interiorização desses profissionais. A senadora Dra. Eudócia (PSDB-AL) afirmou que o piso atualmente praticado é insuficiente para a categoria.

Em nota, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, comemorou a aprovação, classificando-a como uma conquista histórica para a categoria, ao avançar no sentido de atualizar a legislação em vigor, que estabelece o piso dos médicos correspondente a três salários mínimos de 2022.

O Senado analisou e reconheceu que os médicos brasileiros merecem um salário digno. Essa aprovação representa o reconhecimento da importância dos profissionais para o sistema de saúde e para a sociedade brasileira. Trata-se de uma medida de valorização profissional e de justiça”, afirmou.

A aprovação do PL se somou a outras duas decisões de ontem, do Senado, que impactam o Orçamento da União: a aprovação do uso do Fundo Social (FS) do Pré-Sal para financiar o pagamento de dívidas de produtores rurais ocasionadas por eventos climáticos adversos ou impactos econômicos negativos em razão de conflitos geopolíticos internacionais e a aprovação de aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

*Com informações da Agência Senado

MPRN recomenda concurso público para agentes de saúde na cidade de Galinhos no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Município de Galinhos a realização de concurso público para preencher cargos de agentes de saúde. A medida atinge as funções de Agentes Comunitários de Saúde e também de Agente de Combate às Endemias. A recomendação foi publicada no Diário Oficial eletrônico do MPRN (DOMP) desta quinta-feira (11) e fixa prazos de 6 meses para realização do certame.

A iniciativa decorre da instauração de um Inquérito Civil que apura a legalidade do Edital de Processo Seletivo Simplificado número 001/2025 promovido pela prefeitura local. A investigação questiona a urgência declarada pela gestão municipal para justificar as contratações temporárias.

A legislação Federal veda a contratação temporária ou terceirizada para as funções de agentes comunitários e de endemias. Há exceções exclusivamente para o combate direto a surtos epidêmicos devidamente comprovados. Contudo, a prefeitura não apresentou atos administrativos que confirmem a existência de epidemias locais atuais.

Prazos

O município deve iniciar a organização do certame no prazo de 15 dias. Posteriormente, a gestão municipal terá 30 dias para realizar o levantamento detalhado das vagas existentes. O prazo final para a realização do concurso público foi fixado em 180 dias.

Logo após a homologação do concurso, o poder público deverá exonerar os profissionais temporários. Consequentemente, o gestor local deve dar posse imediata aos novos candidatos aprovados no processo. A prefeitura também deve abster-se de realizar novas contratações emergenciais fora dos requisitos legais. O descumprimento dessas medidas poderá resultar no ajuizamento de ações por improbidade administrativa.


Fonte: Omossoroense

Na cidade de Canguaretema prefeito e maioria dos vereadores declaram apoio a Samanda e Cadu Xavier

Deu no blog do Barreto que o prefeito de Canguaretama, Leandro Varela, e seis vereadores do município anunciaram apoio às pré-candidaturas de Samanda Alves ao Senado Federal e de Cadu Xavier ao Governo do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito durante ato realizado na noite desta quarta-feira (10), que reuniu mais de 1 mil pessoas e marcou a adesão de parte significativa da base política da gestão municipal ao projeto liderado pelos dois pré-candidatos para as eleições de 2026.

Além do prefeito, declararam apoio à petista os vereadores Waleska Alice, Simone Vieira, Isabel de Joel, Fabio do Gelo, Professor Jackson Abreu e José Elânio Souza. Para Samanda, o gesto tem peso pela representatividade das lideranças no município. “Recebo esse gesto com muita responsabilidade. Prefeitos e vereadores conhecem de perto os desafios da população e ajudam a construir soluções concretas para os municípios. Caminhar ao lado dessas lideranças significa fortalecer um projeto para o Rio Grande do Norte, ouvindo quem está na ponta e trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Segmento do Turismo cresce 5,6% em abril no RN

Na passagem de março para abril, o índice de volume de atividades turísticas do Rio Grande do Norte cresceu 5,6%, registrando o terceiro mês seguido de números positivos no setor. A série tem ajuste sazonal. Com o resultado, o turismo potiguar se posicionou como o quinto maior crescimento do país no período.

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a março de 2025, o Rio Grande do Norte ficou na liderança nacional, com alta de 9,8%. Com os resultados, o setor acumula ganhos 3,2% nos primeiros quatro meses de 2026, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O índice de atividades turísticas potiguar também ficou acima da média do Brasil (4,1%). Regionalmente, catorze dos 17 locais pesquisados acompanharam o movimento de crescimento, com a contribuição positiva mais relevante ficando com São Paulo (5,5%), seguido por Bahia (10,8%), Rio de Janeiro (2,5%) e Pernambuco (6,9%). Em sentido oposto, Amazonas (-3,4%) liderou as perdas do turismo neste mês, seguido por Ceará (-0,3%) e Santa Catarina (-0,2%).

Serviços variam -0,4% no Rio Grande do Norte em abril

O volume de serviços do Rio Grande do Norte registrou variação negativa de 0,4% em abril, na comparação com o mês de março, quando o setor teve crescimento de 3,7%. A série tem ajuste sazonal. Já em relação a abril do ano passado, o índice de volume de serviços do estado cresceu 4,6%.

Com isso, mesmo com o desempenho negativo em abril, o setor de serviços potiguar segue acumulando alta em 2026, com crescimento de 3,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. A variação acumulada em 12 meses, em relação ao período anterior de 12 meses, também foi de números positivos, com avanço de 1,8% no volume de serviços do estado.

No Brasil, o volume de serviços avançou 1,2% em abril de 2026, na comparação com o mês anterior, recuperando integralmente a perda de 1,1% observada em março. O resultado foi acompanhado por todas as cinco atividades investigadas, com destaque para os transportes (0,9%). Em relação a igual mês de 2025, o volume de serviços do país teve expansão de 1,9% em abril de 2026, registrando o 25º resultado positivo consecutivo.

Fonte: Blog do Barreto

56 mil famílias do RN correm risco de perder a Tarifa Social de Energia Elétrica

Mais de 56 mil famílias potiguares correm risco de perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) nos próximos meses por falta de atualização cadastral. O alerta é da Neoenergia Cosern, que reforça a necessidade de regularização dos dados junto ao Cadastro Único (CadÚnico) e à Neoenergia Cosern. Natal lidera o ranking, com 10.042 famílias em situação pendente, seguida de Mossoró (3.281), Parnamirim (3.251), São Gonçalo do Amarante (2.406) e Macaíba (2.009). Completam a listada das 10 cidades Extremoz (1.704), Assú (1.488), Caicó (1.341), Ceará-Mirim (1.270) e São José de Mipibu (1.149). Nas últimas semanas, apenas 2.425 famílias em todo o estado atualizaram os dados e mantiveram o benefício ativo.

Além do grupo de 56 mil famílias que precisa regularizar os dados para não perder o benefício, um levantamento da Neoenergia Cosern mostra que o Rio Grande do Norte ainda possui 378 mil famílias com potencial para usufruir da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou o Desconto Social de Energia Elétrica (DSEE), mas que ainda não acessaram o benefício. Desse total, 97.463 estão em Natal, 29.842 em Mossoró e 28.050 em Parnamirim. São Gonçalo do Amarante (17.129), Macaíba (9.593), Caicó (8.604), Extremoz (6.499), Assú (6.110), Ceará-Mirim (5.172) e São José de Mipibu (5.160) completam o ranking dos 10 municípios.

Desse total, 97.463 estão em Natal, 29.842 em Mossoró e 28.050 em Parnamirim. São Gonçalo do Amarante (17.129), Macaíba (9.593), Caicó (8.604), Extremoz (6.499), Assú (6.110), Ceará-Mirim (5.172) e São José de Mipibu (5.160) completam o ranking dos 10 municípios.

Como acontece a inclusão automática

Nos cinco primeiros meses de 2026, a Neoenergia Cosern já inseriu automaticamente 113.259 famílias potiguares nos benefícios da TSEE e DSEE. A inclusão ocorre sempre que os consumidores atualizam seus dados tanto junto ao CadÚnico ou INSS (beneficiário do BPC/LOAS) quanto à Neoenergia Cosern, por meio dos canais de atendimento e na Carreta do Projeto Energia com Cidadania que roda os municípios potiguares (esta semana ela está em Areia Branca e depois segue para Caraúbas e Goianinha), e há um cruzamento dos dados para validação do atendimento aos critérios de concessão.

A TSEE assegura a gratuidade nos primeiros 80 kWh mensais consumidos. Já o DSEE aplica uma redução na conta de energia de 13,6% para os primeiros 120 kWh. Quem consumir a mais, vai pagar a diferença com o valor cheio, sem desconto. A concessão ocorre automaticamente para quem está com os dados atualizados junto à Neoenergia Cosern.

Critérios de participação

Tarifa Social

Famílias do CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, inclusive famílias indígenas ou quilombolas;
Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC/LOAS;
Famílias cadastradas no CadÚnico que vivem em sistemas isolados, sem ligação ao Sistema Interligado Nacional.
Famílias Do CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenham membro familiar com doença ou patologia a qual necessite do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos vitais.

Desconto Social

Famílias do CadÚnico com renda mensal acima de meio salário-mínimo e até um salário-mínimo por pessoa, inclusive famílias indígenas ou quilombolas;
Famílias cadastradas no CadÚnico que vivem em sistemas isolados, sem ligação ao Sistema Interligado Nacional.

É importante ressaltar que, para a concessão do benefício, o titular da conta deve, obrigatoriamente, fazer parte do grupo familiar cadastrado no CRAS. Além disso, o endereço do titular da conta deve coincidir com aquele informado no cadastro do CRAS ou, no caso de beneficiários do BPC/LOAS, com o endereço registrado na agência do INSS. É fundamental, ainda, que o cadastro no CRAS esteja atualizado, com a última atualização realizada nos últimos dois anos.

Fonte: Blog do Barreto

10/06/2026

Gestão da prefeita Wedna Mendonça atinge quase 90% de aprovação na cidade de Passagem


A prefeita de Passagem/RN, Wedna Mendonça, atingiu quase 90% de aprovação popular na soma dos conceitos ótimo (37,43%), bom (30,86%) e regular (20%), segundo pesquisa realizada pelo instituto Perfil. O levantamento mediu a percepção dos moradores sobre os serviços públicos e apontou que as ações mais validadas pela comunidade são o funcionamento das creches, as obras de calçamento e pavimentação, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com plantão médico, a iluminação pública, o suporte do Gamap e a manutenção do pagamento dos salários dos servidores em dia.

Os indicadores de aceitação refletem os resultados práticos da gestão no cotidiano do município do Agreste Potiguar, mesmo diante do cenário de oscilação nas receitas financeiras que atinge as administrações municipais. O estudo técnico entrevistou 350 pessoas no dia 5 de junho de 2026 e fixou um intervalo de confiança de 95% no relatório final de avaliação.

Fonte: Portal 98 FM

Atenção prefeituras do RN: Ministro Flávio Dino endurece contra quem não prestar contas de emendas para festas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a aplicação de multa diária a estados e municípios que receberam recursos de emendas parlamentares conhecidas como “emendas Pix” e ainda não apresentaram documentos que comprovem como o dinheiro foi utilizado.

A penalidade será de 1% ao dia sobre o valor da emenda recebida e continuará sendo aplicada até que o ente público regularize a situação. A medida vale para recursos destinados à realização de eventos entre 2020 e 2024 e que foram repassados por meio do Ministério do Turismo.

As chamadas emendas Pix permitem a transferência direta de recursos da União para estados e municípios, sem a necessidade de convênios ou instrumentos mais complexos. O modelo acelerou a liberação de verbas, mas passou a ser alvo de questionamentos por órgãos de controle devido às dificuldades de fiscalização e rastreamento dos gastos.

Segundo o STF, muitos municípios e estados ainda não apresentaram planos de trabalho, informações complementares ou relatórios de gestão capazes de demonstrar de forma clara a aplicação dos recursos recebidos.

A decisão foi tomada no âmbito da ação que discute a transparência das emendas parlamentares no país. Flávio Dino afirmou que a falta de informações compromete o controle do dinheiro público e dificulta a identificação de possíveis irregularidades.

Fonte: Robson Pires

PRF apreende mais de R$ 1,5 milhão em drogas e prende três homens por tráfico no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de R$1,5 milhão em drogas e quase R$150 mil em espécie durante duas ações realizadas na noite desta terça-feira (9), nos municípios de São José de Mipibu e Itajá. Três homens foram presos por tráfico de drogas.

Em fiscalização no km 118 da BR-101, em São José de Mipibu, por volta das 19h40, os policiais localizaram 30 quilos de pasta base de cocaína, avaliada em cerca de R$1,5 milhão, e R$149.115,00 em espécie escondidos nos painéis de dois veículos Fiat Mobi que possuíam compartimentos ocultos acionados por dispositivos eletrônicos. Os condutores, ao perceberam a aproximação policial, empreenderam fuga, um dos homens fugiu a pé e o outro foi preso em flagrante. A droga vinha de Pernambuco com destino a Natal. A ação contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF.

A outra ocorrência aconteceu por volta das 18h15, no km 118 da BR-304, em Itajá. Com apoio da Polícia Militar (PM), a PRF interceptou uma Fiat Toro e encontrou aproximadamente 1,1 quilo de haxixe e 100 comprimidos de ecstasy. O condutor e o passageiro do veículo foram presos em flagrante.

Os envolvidos, juntamente com os entorpecentes e demais materiais apreendidos, foram encaminhados à Polícia Civil e à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.

As prisões e apreensões ocorreram durante a Operação Festejos Juninos 2026, que reforça as ações de fiscalização e combate ao crime nas rodovias federais durante o mês de junho.

Fonte: Jornal Omossoroense 

MPF investiga prefeituras que desviaram R$ 6 milhões da educação para vaquejada no estado de Alagoas

O Ministério Público Federal em Alagoas abriu um procedimento para investigar o uso de dinheiro da educação para o pagamento de agrotóxicos, peças de tratores e reforma de uma arena de vaquejada por parte de duas prefeituras de Alagoas, Campo Grande e Olho D’Agua Grande, comandadas pela mesma família.

O caso foi revelado no último dia 1º pela Folha, após cruzar extratos do Fundeb, mais de 30 notas fiscais e visitar as duas cidades. O procedimento foi instaurado na quarta (3) no 10º Ofício da Procuradoria da República em Alagoas, órgão com atribuição criminal.

Os desvios identificados pela reportagem, que somam cerca de R$ 6 milhões, ainda incluem gastos de manutenção de carros particulares para construtoras, sem que haja obras de educação, e gastos vultosos para transporte escolar. Nas cidades, no entanto, ônibus circulam em situação precária, escolas sofrem infraestrutura deficiente e professores recebem remuneração 50% abaixo do piso nacional.

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica. Inclui verbas de impostos estaduais e municipais, acrescidas de complementação federal —por envolver dinheiro da União, a Procuradoria também atua nesses casos.

A família do político Arnaldo Higino controla os dois municípios. O sobrinho Teo Higino (PSB) é prefeito pelo segundo mandato de Campo Grande, e a mulher de Arnaldo, Suzy Higino (PP), governa Olho D’Água Grande também pelo segundo mandato.

Todos foram procurados na tarde de quarta-feira, mas não responderam. A reportagem esteve nas prefeituras e pede, repetidamente, esclarecimentos desde 12 de maio.

O pai de Arnaldo, Evânio Higino, dá nome a uma arena de vaquejada, privada, que fica na entrada de uma das fazendas do grupo, em Campo Grande. Evânio Higino também é o nome de uma escola municipal que adiou o início do ano letivo por falta de carteiras.

Enquanto a quadra da escola Evânio Higino está interditada há pelo menos dois anos, com telhado destruído, o Parque de Vaquejada Evânio Higino, de propriedade da família, recebeu cobertura nova na arquibancada neste ano.

As melhorias para a vaquejada foram custeadas com dinheiro do Fundeb das duas cidades. A obra terminou em março, a tempo de receber uma competição, que deu R$ 380 mil em prêmios.

Outros membros da família Higino ocupam cargos nas duas cidades. Greicy Higino, sobrinha de Arnaldo e irmã de Teo, é secretária de Educação de Campo Grande. A mulher de Teo, Mara Higino, é vice-prefeita em Olho D’Água Grande.

Arnaldo Higino foi eleito prefeito de Campo Grande pela primeira vez em 1992 e, desde 2005, deixa o cargo apenas para parentes assumirem. Ele já é alvo de várias investigações.

Em 2017, foi preso em flagrante ao receber propina de R$ 11 mil de uma pessoa, também investigada, que esquentava notas fiscais para lavar o desvio de dinheiro público. Naquela investigação, os desvios detectados também envolviam recursos da educação, relacionados a merenda escolar e ao PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola), além de outras rubricas.

Um outro parente dele, Miguel Higino —que foi prefeito de Campo Grande entre 2013 e 2016— também foi investigado e preso. A Folha não conseguiu contato com Miguel.

Em 2011, Arnaldo Higino foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas sob acusação de ter desviado água da rede de abastecimento da cidade para beneficiar uma de suas fazendas. O “gato” de Arnaldo provocava falta de água em três povoados: Cabaças, Traíras e Capim.

Ele também já foi investigado sob suspeita de compra de votos e desvios de dinheiro da área de saúde. Nessa última ação, de 2019, foi condenado e fez um acordo para ressarcir, de forma parcelada, R$ 429 mil aos cofres públicos.

Fonte: Blog do Barreto 

Pastores são investigados por golpe de R$ 263 mil contra o Mercado Livre

A Polícia Civil de São Paulo fez uma operação nesta ontem terça-feira (9) contra um grupo suspeito de aplicar um golpe da venda falsa de produtos no Mercado Livre. O prejuízo calculado pela polícia foi de ao menos R$ 263 mil.

Foram cumpridos cinco dos oito mandados de prisão expedidos pela Justiça. Segundo a polícia, entre os investigados estão dois pastores apontados como líderes do esquema, que estão foragidos na Espanha. Um terceiro suspeito está nos Estados Unidos. Nomes não foram divulgados.

Em nota, o Mercado Livre afirma que a investigação teve origem em uma denúncia realizada pela própria empresa após a identificação de indícios de atividade fraudulenta. A plataforma diz que nenhum comprador ou vendedor foi prejudicado e que os valores foram absorvidos pela empresa. “O Mercado Livre permanece à disposição das autoridades e segue apoiando as investigações”, diz.

Ainda segundo o comunicado, o chargeback (contestação de transações por desconhecimento de compra) é uma das modalidades de fraude mais comuns no comércio eletrônico brasileiro. O Mercado Livre afirma ter uma equipe dedicada exclusivamente à prevenção de fraudes, e diz que utiliza inteligência artificial para monitorar as transações na plataforma.

Segundo a polícia, o grupo simulava uma venda que nunca ocorreu. O produto anunciado não existia e comprador e vendedor faziam parte do mesmo esquema.

Eles fingiam vender um produto, recebiam o dinheiro e depois o comprador contestava a operação. A plataforma acabava absorvendo o prejuízo”, afirmou o delegado João Carlos Miguel Hueb, responsável pelo caso.

A investigação da 3ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes Cibernéticos (DCCiber), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), aponta que os suspeitos simulavam vendas de produtos inexistentes para obter pagamentos e, posteriormente, cancelar as cobranças feitas nos cartões de crédito utilizados nas operações.

De acordo com o delegado, os organizadores criavam anúncios ou links de pagamento dentro da plataforma e os encaminhavam a comparsas. Os suspeitos faziam compras usando cartões de crédito. Como o sistema liberava os valores ao vendedor após a transação, os recursos eram rapidamente transferidos para contas bancárias ligadas ao grupo.

Na etapa seguinte, os compradores contestavam a cobrança junto à administradora do cartão. Com o estorno aprovado, o valor deixava de ser repassado à plataforma, enquanto o dinheiro já havia sido sacado ou transferido pelos investigados.

A fraude investigada ocorreu em dezembro de 2024. O delegado afirmou que não há indícios, por enquanto, de que o grupo continuou a aplicar fraudes desde então, mas que a polícia está atrás de outras empresas que podem ter sido vítimas.

A partir da análise das transações e da movimentação financeira, os investigadores identificaram a participação de um mesmo casal de pastores, apontado como responsável por organizar as operações.

Além das prisões, a Justiça autorizou o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em endereços na capital paulista, em Guarulhos e em São Caetano do Sul.

Fonte: Portalcontexto

O inquérito apura os crimes de estelionato e associação criminosa.

09/06/2026

Empresário Valtinho Monteiro e o Padre Flávio Pontes amanhã no Papo BomPodcast ao vivo

A entrevista desta quarta-feira (10) no Papo Bom Podcast tem participação especial do Padre Flávio Pontes, pároco da paroquia de São Bento Abade, e do empresário Valtinho Monteiro, idealizador da Cavalgada de São Bento.

Durante a entrevista será lançada oficialmente a programação da 2ª edição, que promete movimentar a região no próximo dia 18 de julho.



Começa hoje a Festa de Santo Antônio na comunidade Rajada, em Serra de São Bento







08/06/2026

Em São José do Campestre, Cadu Xavier é recebido pelo vice-prefeito e por lideranças politicas

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, participou de um encontro em São José do Campestre, na região Agreste, a convite do vice-prefeito Anderson Andrade, na noite deste domingo (7). Durante o evento, que reuniu apoiadores e lideranças locais, Cadu destacou a importância de planejar um futuro de desenvolvimento e geração de empregos para a região, reforçando o projeto de reconstrução iniciado pela governadora Fátima Bezerra, de quem levou um abraço caloroso aos presentes.

A gente quer um Rio Grande do Norte crescendo, mas com gente feliz. E gente feliz é gente com acesso à educação, com mais acesso à saúde, com mais acesso à segurança pública. Eu cuidei do orçamento do estado, do dinheiro do estado por sete anos, e tenho muito orgulho de terminar esse processo sem nenhum questionamento da minha conduta. É a mesma forma que eu vou cuidar agora, se Deus quiser, da vida das pessoas”, afirmou Cadu em seu discurso.

Servidor público há 21 anos, Cadu relembrou os desafios herdados no início da atual gestão estadual, como as quatro folhas de pagamento em atraso e a infraestrutura de estradas destruída, enfatizando que o projeto que representa é uma construção coletiva para garantir que o estado não retorne ao cenário de abandono do passado e continue no rumo do desenvolvimento em que se encontra atualmente.

Para Cadu, a missão é garantir cada vez mais acesso a serviços públicos de qualidade para o povo do Agreste, consolidando um projeto que, segundo ele, é abençoado e focado no bem-estar social.

Fonte: Blog do Barreto