26/06/2026

Fatura da CAERN terá mudança a partir de julho; entenda

A partir de 1° de julho de 2026, o cliente da Caern receberá a fatura de água e esgoto com novo visual. De acordo com a companhia, a mudança é uma exigência da Reforma Tributária e vale para todas as empresas de saneamento do Brasil. Para o cliente, não há nenhum custo adicional com essa mudança.

Segundo a Caern, a população pode ficar tranquila, o valor cobrado não se altera e as formas de pagamento não mudam. PIX, código de barras, agências bancárias, lotéricas e todos os canais atuais continuam disponíveis.

Quais as mudanças?

A principal mudança é no leiaute. A nova fatura passa a apresentar, de forma mais clara e organizada, as contribuições e encargos que já fazem parte da composição tarifária do serviço, tanto o valor quanto o percentual de cada um.

Além disso, a fatura passa a funcionar como uma Nota Fiscal de Água e Saneamento (NFag), um documento com validade jurídica, integrado diretamente à Secretaria Estadual da Fazenda. Isso garante mais controle, segurança e transparência para o cliente sobre o que é cobrado.

"A nossa fatura vai ter as contribuições descritas, tanto o valor quanto o percentual. Além disso, itens que já existiam vão ficar melhor organizados, facilitando a leitura para o cliente. Em relação ao pagamento, não altera nada", explicou o gerente comercial central da Caern, Diego Freitas.

Atualização cadastral

A Caern reforça, também, a importância de manter a atualização cadastral em dia para garantir a emissão correta da Nota Fiscal de Água e Saneamento (NFag) e agilizar o acesso aos serviços da Companhia. O procedimento é rápido e gratuito, podendo ser feito pelo WhatsApp (84) 98118-8400, pelo aplicativo Caern Mobile, pelo telefone 115, na Agência Virtual (agencia.caern.com.br) ou presencialmente em um escritório de atendimento, além das Centrais do Cidadão.

Fonte: Nova Cruz oficial

INMET emite alertas para chuvas intensas no RN de sexta-feira até domingo; confira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas no Rio Grande do Norte desta sexta-feira (26) até o domingo (28). As cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Segundo o Inmet, as chuvas podem ser acompanhadas por ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, orienta o instituto.

Para a sexta-feira e para o sábado, os avisos englobam todas as cidades potiguares. Já no domingo (28), o alerta é direcionado para as cidades litorâneas do estado, conforme imagem abaixo.


ANVISA proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa desconhecida. A resolução, publicada ontem quinta-feira (25) no Diário Oficial da União, também proíbe a venda, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto.

Em nota, a Anvisa informou que a medida foi adotada porque o suplemento tem origem e composição indeterminadas, além de apresentar propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como combater inflamações, fortalecer articulações, aliviar desconfortos e melhorar a mobilidade.

Recolhimento voluntário

Outra resolução da agência determinou a suspensão da comercialização, da distribuição, da divulgação e do consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, da empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda.

Segundo a Anvisa, a própria empresa comunicou o recolhimento após identificar teor de creatina fora dos limites estabelecidos. “Além disso, os produtos apresentavam irregularidades de rotulagem, com uso de alegações não autorizadas, divergências quanto ao fabricante e outras inconformidades que comprometem a segurança e a conformidade regulatória do produto.”

Agência Brasil

25/06/2026

Esposa do empresário Marcelo Moreno preso em operação contra lavagem de dinheiro no RN, é proprietária das terras do ex-prefeito Ricardo Araújo no Sitio Cruz

A esposa do empresário Marcelo Moreno preso em operação contra lavagem de dinheiro no RN, é proprietária das terras que pertenceu ao ex-prefeito Ricardo Araújo no Sitio Cruz, zona rural, Serra de São Bento/RN.

A empresa dona das terras fica localizada na Avenida Rui Barbosa n° 12, tirol, Natal/RN, e no referido endereço funciona um hotel para animais.


Luto no jornalismo do RN: Morre a jornalista Helga Oliveira aos 51 anos em Natal

A jornalista Helga Oliveira morreu nesta quinta-feira 25, aos 51 anos, em Natal. Ela estava em tratamento contra uma leucemia e permanecia internada desde o último dia 6 de junho.

Ao longo da carreira, Helga se destacou na cobertura esportiva no Rio Grande do Norte. Ela foi apresentadora do Globo Esporte RN.

Helga era casada com o jornalista Luís Henrique e deixa dois filhos. Familiares, amigos e profissionais da comunicação lamentaram a morte nas redes sociais.

A jornalista enfrentava a doença há anos e teve agravamento recente do quadro de saúde. Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e sepultamento.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou nota de pesar pelo falecimento, destacando a trajetória profissional de Helga e sua atuação na comunicação potiguar.

A instituição ressaltou ainda a participação dela em campanhas de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, ao lado do filho Caio, em ações institucionais que abordaram diagnóstico e inclusão.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN) também lamentou a morte e destacou o legado de dedicação e compromisso com o jornalismo esportivo no estado.

Fonte: AgoraRN

Desembargadora Martha Danyelle é eleita presidente do TRE-RN e comandará eleições de 2026

A desembargadora Martha Danyelle Santanna Costa Barbosa foi eleita por unanimidade presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte para o biênio 2026/2028. A partir de 31 de agosto, ela terá a responsabilidade de conduzir as eleições deste ano no estado.

Junto a ela, o desembargador João Rebouças foi eleito vice-presidente e corregedor geral eleitoral. A posse dos novos dirigentes deve ocorrer durante sessão solene no dia 27 de agosto.

A eleição da nova cúpula da Corte Eleitoral ocorreu nesta quinta-feira (25) e foi realizada à unanimidade pelos membros do TRE-RN. Os nomes de Martha Danyelle e João Rebouças haviam sido indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em sessão realizada no dia 3 de junho de 2026.

Eles sucederão a desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo e o desembargador Ricardo Procópio Bandeira de Melo, que encerram suas respectivas gestões como presidente e vice-presidente em 31 de agosto de 2026.

Após a proclamação do resultado da votação eletrônica, a atual presidente, desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo, destacou a relevância do momento. Ela ressaltou a trajetória, a competência e a representatividade da nova dirigente, que passará a conduzir a Corte no próximo biênio.

Para a desembargadora Lourdes de Azevêdo, o processo sucessório na Corte é um "momento de singular importância e relevância institucional, por meio do qual reafirmam-se os princípios da legitimidade e da continuidade administrativa e fortalecimento da Justiça Eleitoral no Estado".

Fonte: Tribuna do Norte

Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), o nome da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado, após o afastamento do senador Jaques Wagner (PT-BA) do cargo.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a missão de Teresa será articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população que estão em tramitação na casa, como o fim da escala 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública.

Jaques Wagner deixou a liderança do governo nesta quarta-feira (24) após ser alvo de operação da Polícia Federal (PF), na semana passada, por suspeitas de corrupção no caso do Banco Master. Os agentes acusam o senador de ter recebido vantagens do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Master.

Já Wagner negou irregularidades e afirmou estar “absolutamente tranquilo” em relação à investigação.

Fonte: Omossoroense

Minstro do STF André Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para Papudinha

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) que o banqueiro Daniel Vorcaro seja transferido para o 19° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Desde 4 de março deste ano, o banqueiro está preso nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Segundo Mendonça, a transferência do banqueiro para a Papudinha visa retirá-lo das instalações da Polícia Federal (PF) e, ao mesmo tempo, garantir sua segurança.

A Papudinha possui regime mais brando de prisão e tem instalações com quartos sem grades, cozinha e banheiros comunitários, além de área aberta para banho de sol.

O local é destinado a presos especiais, como policiais militares, advogados e juízes, e também já abrigou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Na mesma decisão, Mendonça negou pedido feito pela defesa de Vorcaro para substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar. O ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. Segundo as investigações, dados reunidos mostram movimentações financeiras com “estratégias de ocultação, blindagem ou deslocamento patrimonial”.

No que concerne ao pedido para substituição de prisão preventiva do requerente pelo regime de custódia domiciliar, indefiro-o, de plano, ante a ausência de novos elementos capazes de afastar a motivação exaustivamente apresentada no bojo da decisão monocraticamente proferida”, afirmou.

Delação rejeitada

Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O banqueiro fez duas tentativas de fechar um acordo de delação premiada. A segunda foi rejeitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 15. Na semana anterior, a Polícia Federal também recusou o acordo.

Fonte: Agência Brasil 

Edição dos 300 anos do São João de Assú bate recorde e reúne 413 mil pessoas

O São João de Assú 2026 chegou ao fim na quarta-feira, 24 de junho, Dia de São João Batista, encerrando 12 dias de festa que marcaram os 300 anos da celebração considerada a mais antiga do mundo. O número final de público — 413 mil pessoas nos shows culturais do Polo Buraco do Prefeito supera a edição anterior, quando 300 mil pessoas passaram pelo mesmo espaço.

O encerramento seguiu a tradição religiosa que sustenta o São João de Assú desde sua origem. À tarde, a procissão solene pelas ruas da cidade reuniu fiéis em devoção ao padroeiro. À noite, o palco principal recebeu o show de Padre Fábio de Melo, encerrando os 300 anos com o mesmo tom de fé que abriu a festa no dia 12 de junho.

O recorde histórico de público ficou com a noite da Banda Seu Desejo, no dia 20 de junho, que reuniu 85 mil pessoas, o maior público registrado em um único dia em toda a história do São João de Assú. A marca supera qualquer edição anterior e consolida a festa como um dos maiores eventos juninos do país.

O prefeito Lula Soares encerrou a edição histórica e falou em orgulho local e acerto de contas com o presente. “A grandiosidade do São João de Assú não está apenas nos palcos, nas atrações ou na estrutura. A maior celebração é o orgulho que sentimos de pertencer a esta história”, afirmou. “Celebrar a nossa história e administrar com responsabilidade devem caminhar juntos. Quem administra recursos do povo precisa ter zelo, responsabilidade e respeito pelo dinheiro público.” Nascido em Assú, Lula Soares disse falar não como prefeito, mas como assuense, alguém que, segundo ele, tem a honra de viver um momento que ficará para sempre marcado na história da cidade.

Ao longo dos 12 dias, a cidade contou com dois espaços: o Buraco do Prefeito, com shows de artistas nacionais, e o Polo 24 de Junho, com telão para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, animado por bandas locais antes de cada partida.

A grade de artistas nacionais incluiu Matheus e Kauan, Zé Vaqueiro, Menos é Mais, Seu Desejo, Mastruz com Leite e Flávio José. Os dois últimos dias reservaram espaço exclusivo para a programação religiosa: William Sanfoneiro no dia 23 e Padre Fábio de Melo no encerramento. Os artistas da terra também ocuparam os palcos do polo e as telas do polo de transmissão da Copa.

A edição dos 300 anos trouxe ainda o Arrastão dos 300 Anos na véspera do encerramento, com Banda Grafith e Bonde do Gragra percorrendo as ruas da cidade, uma das inovações que marcaram a festa e teve forte aprovação do público. As quadrilhas juninas receberam investimento direto da Prefeitura, com chamada pública que destinou recursos para fortalecer uma das expressões mais tradicionais do período junino. O Arraiá da Educação abriu os festejos e animou a Avenida Senador João Câmara com trio elétrico e show de Mara Dias. O espetáculo teatral Auto de São João Batista, sob direção de Diana Fontes, foi encenado por elenco local no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão dias 6 e 7 de junho. O bloco Arraiá do Jegue desfilou comemorando 27 anos de fundação.

A segurança foi planejada com efetivo de aproximadamente 250 policiais militares por dia, com custeio via diárias operacionais do Governo do Estado, definido em reunião no gabinete civil com o comando da Polícia Militar do RN; o ato faz Assú se manter como o São João mais seguro do RN, onde não foi registrado ocorrências graves. O aparato incluiu câmeras de reconhecimento facial, revista na entrada, centro de saúde equipado no local e ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos.

Os 300 anos do São João de Assú ficam registrados com o maior público da história da festa, uma programação que equilibrou fé, cultura popular e entretenimento, e números que colocam Assú entre os principais destinos juninos do Nordeste.

Fonte: Blog do Barreto

Festa de São Pedro e São Paulo começa nesta quinta-feira no Sitio Serra do Meio em Serra de São Bento

Começa nesta quinta-feira (25) a tradicional Festa de São Pedro e São Paulo, no Sitio Serra do Meio, Serra de São Bento/RN, a festa vai até segunda-feira. Um momento de fé e reencontro familiar.





 

24/06/2026

INSS define nova regra e passa a exigir biometria em benefícios sociais

Por Redação do g1 – de Brasília

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nova portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). As novas regras constam na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22.

O cadastro biométrico da Carteira de Identidade consiste na coleta das impressões digitais dos dedos das duas mãos e da fotografia do rosto do cidadão, que são armazenadas em uma base de dados do governo federal.

O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida. Como vai funcionar a exigência:

Quem solicitar benefícios ao INSS deverá comprovar registro biométrico em bases oficiais do governo, como:

- Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Título de eleitor;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A exigência já vinha sendo aplicada de forma parcial. Desde setembro de 2024, ela é obrigatória para pedidos do BPC/Loas. O governo também já utiliza o cadastro biométrico em outras frentes, como no empréstimo consignado de aposentados e pensionistas.

A nova portaria regulamenta e amplia essa exigência para a maior parte dos benefícios previdenciários e assistenciais requeridos ao INSS, abrangendo os pedidos apresentados a partir de novembro de 2025.

Para quem já recebe benefícios, a implementação será gradual e não haverá bloqueio automático neste momento.

Quem está dispensado da biometria:

A portaria mantém situações em que o cadastro biométrico não será obrigatório. São elas:

- Idade superior a 80 anos: basta Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou documento com foto;
- Migrantes, refugiados ou apátridas: protocolos de solicitação de refúgio ou reconhecimento de apatridia, ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
- Residentes no exterior: declaração consular, Apostila de Haia ou acordo internacional de previdência;
- Impossibilidade de deslocamento: atestado médico emitido nos últimos 30 dias;
- Localidade de difícil acesso: documentos como Imposto de Renda, contrato de locação, contas de consumo ou Cadastro Único (CadÚnico);
- Requerentes de salário-maternidade, benefício por incapacidade ou pensão por morte, conforme previsto na portaria.

O governo considera válidos registros biométricos já existentes em bases oficiais. Veja como verificar:

Confira seus documentos: verifique se já possui biometria em ao menos um destes:

- Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Título de eleitor (Tribunal Superior Eleitoral);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte.

Fonte: Jornal de Fato

Banco de Edir Macedo é alvo da PF por suspeita de fraude e tem bloqueio de R$ 670 milhões

Por Cleber Lourenço, do ICL Notícias

A Polícia Federal deflagrou ontem terça-feira (23) a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A Justiça Federal de São Paulo autorizou nove mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 670,3 milhões em bens e valores dos investigados.

Mais de 50 policiais federais participam da operação, que também resultou na quebra dos sigilos bancário e fiscal dos alvos. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal após representação da Polícia Federal baseada em relatórios produzidos pelo Banco Central.

Segundo a investigação, administradores do banco teriam criado mecanismos para ocultar a real situação econômico-financeira da instituição, apresentar resultados artificiais e manter uma aparência de solvência perante os órgãos reguladores e o mercado.

As apurações apontam para a existência de um esquema de manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de esconder prejuízos e inflar artificialmente o patrimônio da instituição.

De acordo com a Polícia Federal, a prática teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas em valores que alcançam centenas de milhões de reais.

Melhora artificial dos indicadores

Os investigadores afirmam que as operações sob suspeita tinham o objetivo de melhorar artificialmente os indicadores patrimoniais do banco e viabilizar operações de captação incompatíveis com a real situação financeira da instituição.

Em um dos trechos da investigação, a PF aponta que a suposta manobra teve “o escopo de inflar artificialmente o patrimônio” do Digimais para permitir a emissão desproporcional de títulos de captação, produzindo, segundo os investigadores, “fortes evidências da prática de gestão fraudulenta e de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis”.

As investigações indicam que parte do esquema envolvia a inserção de ativos em fundos administrados por empresas ligadas ao grupo financeiro que atua junto ao banco. Segundo a Polícia Federal, essas operações permitiriam a superavaliação sistemática de ativos e a ocultação da deterioração financeira da instituição.

A PF também apura a realização de operações financeiras supostamente irregulares em benefício da empresa controladora do banco, além da possível manipulação de informações encaminhadas aos sistemas oficiais utilizados pelo Banco Central na supervisão do sistema financeiro.

Segundo os investigadores, relatórios produzidos pelo órgão regulador identificaram graves irregularidades na condução dos negócios da instituição, o que deu origem às apurações criminais.

As investigações alcançam dirigentes ligados ao Digimais, administradores de fundos de investimento e pessoas ligadas à estrutura de controle da instituição.

Edir Macedo é um dos investigados em razão de sua condição de controlador do banco. O líder religioso, no entanto, não foi alvo dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta terça-feira por estar morando no exterior.

Crescimento e deterioração

A Polícia Federal também aponta que, após a mudança de estratégia do banco para operações de crédito consignado e financiamento de veículos, houve um período de crescimento seguido de uma forte deterioração financeira da instituição.

As apurações indicam ainda que o banco ampliou a emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com taxas superiores a 110% do CDI. Segundo a investigação, a posterior liquidação extrajudicial do Banco Master evidenciou uma exposição de aproximadamente R$ 600 milhões do Digimais a carteiras de crédito da instituição.

Para os investigadores, a combinação entre a supervalorização de ativos, a geração artificial de receitas e a ocultação de perdas permitiu que o banco apresentasse uma situação patrimonial mais favorável do que a efetivamente existente.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492, que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Fonte: Blog do Barreto

Psol no RN confirma a pré-candidatura da patuense Sônia Godeiro ao Senado Federal

Após decisão tomada pela militância e pela direção do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Rio Grande do Norte, em reunião realizada na última quarta-feira (17), a médica pediatra, sindicalista e servidora pública Sônia Godeiro teve o nome confirmado como segunda pré-candidata ao Senado para as eleições de 2026, ao lado do presidente estadual do partido no estado e pré-candidato, Sandro Pimentel.

A formação da chapa majoritária do Psol no RN – complementada pela pré-candidatura de Robério Paulino ao Governo – se apresenta como uma opção à esquerda para os eleitores progressistas ou sem voto definido. A adição de Sônia Godeiro ao pleito também é reforçada pela importância que o Psol confere à participação feminina nos espaços de tomada de decisão e poder.

Com foco na luta contra as pautas conservadoras e da extrema-direita, a médica é uma da fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN) e pretende conduzir sua jornada de pré-campanha trazendo uma extensa bagagem de dedicação às lutas dos profissionais de saúde.

Em um momento crucial da nossa política, tanto no estado como nacionalmente, coloco meu nome disponível para contribuir com o Psol/RN nas eleições de 2026. Acredito que as mulheres são parte fundamental da construção democrática e o processo eleitoral ganha cada vez mais com nossa presença e protagonismo”, destacou Godeiro.

Pela sua afinidade com a área da saúde, a pré-candidata espera poder levar o debate das necessidades da categoria para mais perto da sociedade, assim como as pautas das mulheres, que também estão entre suas prioridades.

Trajetória

Sônia Maria Godeiro é médica pediatra, nascida em Patu, formada pela UFRN e com residência médica em Brasília. Reconhecida por sua dedicação às lutas sociais, iniciou sua militância ainda na juventude, durante a ditadura militar, vinculando-se à Convergência Socialista. Há mais de 40 anos atua em movimentos sociais, sindicais e populares, disputando eleições e promovendo debates relevantes para o RN e o país.

Sua principal marca está na luta sindical, como prova a sua passagem pelo Sindsaúde/RN, onde conquistou vitórias históricas para os trabalhadores da saúde, liderou mobilizações que garantiram a convocação de mais de mil concursados, oriundos do certame realizado em 2018. Nessa pauta, segue atuando na defesa dos concursados da saúde de 2025, já assegurando a nomeação de cerca de dois mil servidores.

Atualmente, dirige a Associação de Aposentados da Saúde do Rio Grande do Norte (Apas/RN), entidade que conquistou melhorias para aposentados e pensionistas, como a equiparação da data de pagamento dos salários. Ao longo de sua trajetória, Sônia Godeiro consolidou-se como referência combativa e firme na defesa dos direitos da classe trabalhadora e do fortalecimento do serviço público.

Fonte: Blog do Barreto

BOA NOTÍCIA: Acusado de espancar namorada com 61 socos em elevador vai a júri popular em Natal

A Justiça do Rio Grande do Norte decidiu levar a júri popular Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de tentar matar a então namorada, Juliana Soares, após agredi-la com 61 socos dentro de um elevador em um condomínio de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. A informação é do g1 RN.

Na decisão, a 1ª Vara Criminal de Natal pronunciou o réu por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras e manteve sua prisão preventiva. O magistrado destacou a extrema violência das agressões e as graves consequências para a vítima.

Juliana sofreu múltiplas fraturas no rosto, passou por uma cirurgia reconstrutiva que durou mais de sete horas e ficou com sequelas neurológicas permanentes. As agressões foram registradas pelas câmeras de segurança do elevador e serviram como uma das principais provas do processo.

O crime aconteceu em julho de 2025. Segundo a investigação, antes das agressões o casal participava de um churrasco com amigos no condomínio e teria discutido após o acusado jogar o celular da vítima na piscina. Com a decisão judicial, o caso segue agora para julgamento pelo Tribunal do Júri, em data que ainda será definida.

Fonte: Blog do BG

Empresário dono de rede posto de combustível é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação fiscal no RN


Uma operação conjunta do Ministério Público do RN (MPRN) e da Polícia Civil foi deflagrada ontem terça-feira (23) para investigar um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica no estado.

A ação, batizada de Operação Emirados, cumpriu mandados em quatro cidades e tem como alvo um grupo investigado por fraudes que ultrapassam R$ 72 milhões em prejuízos aos cofres públicos.

Segundo o MPRN, o principal investigado é um empresário com atuação no setor de postos de combustíveis na Grande Natal, apontado como líder do esquema. Ele foi preso durante a operação.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e aplicadas 75 medidas cautelares. As ações ocorreram em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com participação de mais de 120 policiais civis e integrantes do Ministério Público.

A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e uma lancha, além do bloqueio de valores e indisponibilidade de bens que somam quase R$ 73 milhões. O objetivo é garantir o ressarcimento aos cofres públicos e evitar a ocultação de patrimônio.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares, euros, joias, documentos, celulares e computadores na residência do investigado.

O esquema investigado

As investigações apontam que o grupo usava empresas de fachada para ocultar patrimônio e sonegar tributos de forma sistemática, especialmente ICMS. Segundo o MPRN, bens eram registrados em nome de terceiros, como parentes e funcionários, que atuavam como “laranjas”.

Também foram identificadas omissões de notas fiscais, não registro de mercadorias e criação de empresas em série para dificultar a fiscalização.

O principal investigado, segundo a apuração, mantinha controle de diversas empresas sem constar oficialmente como sócio, utilizando uma estrutura paralela para movimentação financeira.

Sonegação e bens de luxo

A investigação também aponta a aquisição de bens de alto valor registrados em nome de funcionários com baixa renda declarada.

Entre eles, um carro importado avaliado em cerca de R$ 800 mil e um imóvel de luxo em condomínio fechado, estimado em R$ 2,5 milhões, ambos formalmente registrados em nome de terceiros, mas associados ao líder do esquema.

Os recursos do grupo também eram usados para custear despesas pessoais e manutenção de imóveis ligados ao investigado, segundo a investigação.

Atuação integrada

A operação é resultado da atuação conjunta do Gaeco e do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), em integração com forças de segurança do estado. O objetivo, segundo o órgão, é desarticular esquemas complexos de fraude tributária e recuperar valores desviados por meio de crimes fiscais.

Fonte: Blog do BG

22/06/2026

Blog parabeniza prefeita Wedna Mendonça pelo seu aniversário


Hoje é o dia dela!

Hoje é um dia especial para a cidade de Passagem/RN, pois registramos e parabenizamos a Prefeita Wedna Mendonça pela passagem do seu aniversário.

Uma mulher forte, guerreira, à frente do seu tempo!

Uma mulher vencedora que lutou durante toda uma vida, passou de vendedora de dindim a prefeita municipal, sempre com o sonho ajuda a cidade de Passagem/RN, ama o seu Povo, ama sua cidade, a qual tanto lutou e sonhou em ver prosperar.

A sua forma de administrar o município com transparência, união e responsabilidade com participação popular, mudou a forma de fazer política na cidade de Passagem no agreste do RN.

Continue administrando, cuidando dos bens e das causas públicas e respeitando a todos (as), sempre pautado na humildade e na força de vontade de fazer o bem de forma ética e humana.

Feliz aniversário são os nossos sinceros votos.

Cerca de 500 presos de Mossoró apresentam sintomas de infecção intestinal

Foto: Ascom/SEJUC
Um surto de sintomas gastrointestinais levou cerca de 500 presos a receber atendimento médico em unidades prisionais de Mossoró nos últimos três dias. A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria Municipal de Saúde investigam as causas dos casos registrados entre internos da Cadeia Pública Manoel Onofre e do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio.

Segundo a Seap, os detentos apresentaram sintomas como diarreia, vômitos e febre. A principal suspeita é de uma possível intoxicação alimentar relacionada às refeições fornecidas nas unidades, embora a causa ainda esteja sendo investigada.

As duas unidades, somadas ao Complexo Penal Agrícola Feminino, abrigam cerca de 1.500 pessoas privadas de liberdade. De acordo com a secretaria, os primeiros registros foram comunicados pelas direções dos presídios na última sexta-feira 19.

Na sexta-feira, as direções das unidades reportaram à Seap que identificaram presos com sintomas de diarreia e vômito. Rapidamente, essa situação evoluiu para uma quantidade maior de internos”, informou a pasta.

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o atendimento nas unidades prisionais. Foram deslocados quatro médicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender os internos. “Na sexta-feira, sábado e domingo, estima-se que cerca de 500 presos nesses três dias apresentaram alguns sintomas e foram atendidos por essa equipe de saúde prisional”, informou a Seap.

Segundo a secretaria, os quadros clínicos foram considerados leves e não houve necessidade de internações ou transferências hospitalares. “Os sintomas são de natureza leve. Não houve necessidade de fazer nenhum internamento ou levar nenhum preso para o hospital”, acrescentou.

Refeições passam por análise

A Seap informou que amostras das refeições fornecidas pela empresa contratada foram encaminhadas para análise laboratorial.

O objetivo é identificar se os alimentos têm relação com os sintomas apresentados pelos internos.

A empresa investigada é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 4.500 refeições diárias às unidades prisionais localizadas na região.

Vigilância Sanitária acompanha caso

Após tomar conhecimento da ocorrência, a Seap acionou a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e a Vigilância Sanitária para iniciar a apuração.

Além disso, equipes da Ouvidoria do Sistema Prisional e da fiscalização contratual foram enviadas à cidade para acompanhar a situação. “Imediatamente, quando a Secretaria tomou conhecimento do caso, foi acionada a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária para fazer essa averiguação. A nossa Ouvidoria do Sistema Prisional foi encaminhada para Mossoró para fazer a escuta ativa dos policiais, dos servidores e dos internos, assim como o fiscal do contrato foi para a empresa fazer uma fiscalização”, informou a Seap.

A secretaria também ressaltou que o contrato com a fornecedora está regular. “Essa empresa fornece 4.500 refeições por dia só para essas unidades e o contrato está em dia”, afirmou.
Atendimento reforçado

A Seap lembrou que a assistência básica à saúde dos internos é realizada pelo município e que o complexo prisional possui estrutura própria para atendimentos médicos.

No complexo existe uma unidade básica de saúde, com médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, maca, consultório e autoclave”, informou a pasta.

As investigações seguem em andamento e os resultados das análises laboratoriais deverão indicar a origem dos sintomas registrados entre os detentos.

Fonte: AgoraRN

Leilão do Tribunal de Justiça do RN tem mais de 80 imóveis em Natal

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) vai leiloar, a partir das 9:00h desta quinta-feira (25/6), 80 imóveis em vários bairros de Natal.  

São casas e apartamentos em edifícios no Tirol, Petrópolis, Cidade Alta, Ponta Negra, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova, entre outros bairros, escritórios em Lagoa Nova e Tirol e terrenos no San Vale (Pitimbu) e em Genipabu.

O leilão será on line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br, onde os interessados em acompanhar o pregão e apresentar lances poderão se cadastrar.

Pagamento

O leilão online realizado pelo leiloeiro Francisco Doege, da Lance Certo Leilões e presidido pelo juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal.

Todos os imóveis podem ser arrematados, no 2º leilão, com até 50% do valor da avaliação e o pagamento pode ser feito em até 30 parcelas (acrescidas de juros SELIC), com 25% do valor em lance no ato.

Residenciais

Uma das estrelas do leilão é um apartamento duplex (19º/20º andar) do Condomínio Oton Osório, localizado na avenida Campos Sales, 414 – Petrópolis, com área de 504m², três suítes e três vagas de garagem, avaliado em R$ 3 milhões, que poderá ser arrematado pela metade desse valor, no 2º pregão.

Em Ponta Negra, serão leiloados quatro apartamentos no condomínio Diva Teixeira, na rua da Lagosta, com 56,28m², avaliado em R$ 534 mil cada um.

Há, também, um apartamento no 7º andar do Condomínio Fênix (rua São José, 1595 - Lagoa Nova) com três suítes, três garagens e área de 138m², avaliado em R$ 524 mil e um outro de 100 m² no Condomínio Sunset, em Ponta Negra, avaliado em R$ 290 mil.

O TJRN também leiloará uma casa com área de 528m², na avenida Romualdo Galvão, avaliada em R$ 430 mil e um apartamento no Condomínio Villagio di Roma (Plano 100), em Lagoa Nova, avaliado em R$ 236 mil.

Na Cidade Alta, serão leiloados dois imóveis: uma casa na rua Princesa Isabel, 809 (R$ 213.960,00) e uma outra casa na rua da Misericórdia, 723 (R$ 50 mil).

Em Candelária, será leiloada uma casa na rua do Sol (R$ 404 mil) e um ponto comercial construído numa área de numa área de 1 mil m,² na rua Alfredo Pegado Cortez, 1827 (R$ 1 milhão e 6 mil). Todos os imóveis poderão ser arrematados pela metade desse valor.

Comerciais

Outro destaque são os escritórios na Torre Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova, avaliados em R$ 274 mil, e outro no edifício Sfax, na avenida Romualdo Galvão, no Tirol, avaliado em R$ 159 mil.

No Alecrim, o destaque é um prédio de quatro andares na esquina da rua Jaguarari com avenida Alexandrino de Alencar, medindo 917,40 m² e avaliado em R$ 909 mil e um outro na rua Presidente José Bento, 854, construído numa área de 1.192,41 m², que será leiloado por R$ 595.437,48 no 1º leilão e com 50% no 2º pregão.

Serviço:

Para maiores informações e para o cadastro dos interessados em apresentar lances acesse o site www.lancecertoleiloes.com.br.

Fonte: Jornal de Fato

Prefeito de Jucurutu e maioria da Câmara declaram apoio a Samanda Alves ao Senado federal no RN

A pré-candidata ao Senado Samanda Alves (PT) ampliou sua base política no Seridó ao receber o apoio do prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz, do ex-prefeito Júnior Queiroz e da maioria da Câmara Municipal. A adesão foi anunciada durante agenda no município, um dos mais importantes polos econômicos do interior do Rio Grande do Norte.

Também declararam apoio a Samanda os vereadores Edvan Fernandes, Francinildo, Júnior de Dequinha, Lulu de Chico Ivo, Augusto Diniz, Marcione Medeiros, Romualdo Teixeira e Rubens Batista, consolidando a adesão da maioria do Legislativo municipal ao projeto político da pré-candidata.

O encontro reuniu ainda lideranças de outros municípios do Seridó que já integram a base de apoio de Samanda na região.

Jucurutu é reconhecida como a Capital do Queijo de Coalho do estado e um dos principais polos da indústria de laticínios potiguar. O município também se destaca pela produção de biscoitos, pela atividade mineral e pelas oportunidades geradas a partir da Barragem de Oiticica. Nos últimos anos, a cidade tem ampliado seu protagonismo regional, impulsionada por investimentos em infraestrutura hídrica, desenvolvimento econômico e fortalecimento de suas cadeias produtivas.

Ao agradecer o apoio recebido, Samanda destacou as potencialidades econômicas e sociais do município e reafirmou o compromisso de representar a cidade e o interior do estado no Senado Federal.

Jucurutu representa muito do Rio Grande do Norte que queremos fortalecer: uma terra de produção, de trabalho e de oportunidades. É a cidade das águas, da agricultura, da mineração e de um povo trabalhador que acredita no futuro. Nosso compromisso é fazer com que esse potencial se transforme em mais investimentos, emprego e desenvolvimento. Estaremos em Brasília, mas sempre presentes no Rio Grande do Norte, lutando para que Jucurutu tenha a atenção e as oportunidades que merece”, afirmou.

Durante o encontro, o prefeito Iogo Queiroz ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Estado e defendeu a continuidade do projeto político liderado pela governadora Fátima Bezerra. Segundo ele, as melhorias na infraestrutura rodoviária, os investimentos em educação e as parcerias com os municípios demonstram os resultados da atual gestão.

Com a adesão do grupo político de Jucurutu, Samanda amplia sua presença no Seridó, região estratégica para as eleições de 2026, e fortalece a articulação de sua pré-campanha em defesa da continuidade de um projeto político voltado ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte e à melhoria da vida da população.

Fonte: Blog do Barreto

Pesquisa mostra que mulheres potiguares estudam mais tempo do que homens

De acordo com informações do módulo sobre Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado ontem (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, as mulheres acumulam 10 anos de estudo no Rio Grande do Norte, 0,6 ano a mais que a população masculina do estado (9,4 anos). O tempo de estudo médio da população feminina também é maior que média geral do estado (9,7 anos). Os dados consideram as pessoas de 15 anos ou mais de idade.

Em Natal (10,6 anos) e na Região Metropolitana (10,8 anos), o tempo de estudo ficou equilibrado na média entre homens e mulheres no último ano.

Quando se considera apenas a população potiguar com 25 anos ou mais de idade, as mulheres acumulam 0,8 anos a mais de estudo.

Apesar disso, o levantamento mostra que a diferença de anos de estudo entre homens e mulheres do RN vem reduzindo ao longo do tempo. No início da série histórica, em 2016, as mulheres com 15 anos ou mais estudavam em média 0,9 anos a mais que os homens no RN. Atualmente, a diferença é de 0,6 anos.

Analfabetismo cai para menos de 10% pela primeira vez e RN avança em indicadores

O Rio Grande do Norte alcançou em 2025 um marco histórico na educação. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, a taxa de analfabetismo do estado ficou abaixo dos 10%, atingindo 9,3%. O resultado representa uma redução significativa em relação aos 13,9% registrados em 2016 e aos 10,5% observados em 2024.

Os resultados positivos também aparecem nos níveis de escolarização. Entre crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%, consolidando a universalização do acesso à educação nessa faixa etária. Além disso, 96,3% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental na etapa adequada à idade, superando a meta de 95% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: Omossoroense